segunda-feira, 12 de maio de 2008

Rinite

Tenho uma rinite alérgica do cão. Não, não é alergia a pelo de cachorro. É rinite forte mesmo. Do tipo que os sintomas não te deixam de cama, mas te irritam tão profundamente que só o que você tem vontade de fazer é não sair dela.
O primeiro e pior sintoma é o nariz entupido e escorrendo. Como é possível isso? Não entra nada, absolutamente nada de ar nele, porém a saída de água equivale ao volume de água que corre em umas duas horas nas Cataratas do Iguaçu. A vontade é de enfiar um O. B. em cada narina, já que construir uma represa está fora de cogitação. Verbas. Falta delas.
O segundo também está relacionado com água: lágrimas. Os olhos lacrimejam como se eu tivesse visto toda minha família morrer a petelecadas (petelecadas?) amarrado sem poder fazer nada para ajudar. Petelecadas do Shaquille O’ Neal. Tá bom, um pouco menos dramático, mas são muitas lágrimas mesmo. E não tem espaço para colocar O. B.s.
Terceiro, mas não menos importante/irritante: a dor de cabeça. Não é uma dor de cabeça como as demais, as de gripe mesmo, em que toda a cabeça dói. Não. Essa dor é uma peregrina. Percorre a sua cabeça como o Paulo Coelho em Santiago de Compostela, só que sem nenhuma lição, milagre ou auto-controle. A dor começa encima do olho. Fica por ali por cerca de meia hora. Depois vai pra trás das orelhas. Depois de mais um tempo, como se tivesse esquecido a carteira, volta para cima do olho. Depois ela aparentemente desaparece dando, aos não iniciados no Círculo da Rinite, a impressão de que está tudo bem agora. Quanta inocência. À primeira mexida de cabeça seu cérebro pulará como um Pogobol. E, como num jogo de Pinball, as extremidades de seu crânio, inexplicavelmente, impulsionarão o cérebro para outro lado, onde as outras extermidades retribuirão o impulso, e assim vai. Milk-shake de idéias.
Também tem o problema dos tratamentos. Segui alguns à risca e foram totalmente ineficazes. Acho que tenho uma rinite geneticamente modificada. Talvez dela saia algum monstro que dominará o planeta num futuro próximo. Ou talvez minha corisa seja a cura para a aids. Já pensou a responsabilidade, milhões de vidas dependendo do meu nariz? Duvido muito que alguém que servir de cobaia. Uma assoada de nariz na mão e pronto: tchau HIV.
Enfim, estou fadado a viver fanho e com o nariz escorrendo. A indústria de lenços agradece.

6 comentários:

Flavia Melissa disse...

Hahahaha, Zé!
Será que vc é a minha versão masculina?
Tipo um Melisso?
Hilário, hilário!
Adorei todas as referências nonsense meio tipo fuga de idéias.

VOCÊESCREVEBEMPRÁCARAI!

Agora, na boa... Já pensou em terapia?
Sabia que mais de 40% das rinites são ativadas por fatores emocionais, tipo estresses e pendências mal resolvidas???

Mmmm...
Beijos!

N. Ferreira disse...

Eu tb sofro deste mal, mas curiosamente, a maldita andou me dando uma trégua.
Lendo um livro, chamado mais curiosamente ainda, "Deixa sair", percebi porque a rinite me abandonou.
Briguei com Deus e o mundo, mas parei de comprar lencinhos. Meu bolso agradece.

Kelvim Vargas Inácio disse...

Cara, sei exatamente o que é isso...
Aliás, aquele suporte para papel higiênico é comercializado? rsrs
Longe de mim querer fazer propaganda para a indústria farmacêutica, mas para os alérgicos de plantão que eventualmente estiverem lendo este comentário, lá vai a minha dica: comprem Nasonex!
Voltando ao que interessa, está muito bom o texto! Muito criativo!
T+, abraço.
Ah, se espirrar, saúde! (nunca uma frase "clichê" caiu tão bem... ) heh

Brandão disse...

Olá Zé Gota,
Primeiro queremos te parabenizar pelo texto, show!!!!
Depois achamos que podemos te ajudar, somos os verdadeiros caçadores de ácaros, fungos, pólens e tudo mais que pode causar alergias, inclusive a rinite.
Se você tiver interesse em saber como, entre em contato com a gente, teremos o maior prazer em te ajudar.Podemos te adiantar que, com certeza, o problema se concentra no seu colchão e travesseiros, bem como no seu habitat.
Um abraço!
Claudia

Anônimo disse...

Owww, me sinto exatamente assim! Esses dias derramei um oceano de lágrimas..as pessoas me olhavam com aquela cara de "tadinha, morreu alguem". Sei o qto irritante é, e por isso divido contigo minha experiência. NENHUM remédio adiantava, até que sem querer,(pq fui ver minha garganta inflamada e o médico aproveitou pra ver meu nariz e após examiná-lo perguntou: filha, vc respira??rs). Enfim, me receitou 2 sprays nasais para usar durante 1 mês que foram um milagre na minha vida. Nenhum espirro, nada de nariz entupido e sem coceiras na garganta, ouvido e muito menos choradeira. Os remédios nao sao baratos, mas valeu cada centavo...Sei que nao devo prescrever remedio a ng, mas vá a um medico e pergunte sobre o Avamys 27,5% (que uso 2 vezes ao dia) e o Rinosoro a 3% (4 vezes ao dia), esse queima atéééé. (E olha que ja usei todo tipo de "sorines" da vida). Como fiquei um tempo sem voltar ao mèdico e o remedio tinha acabado, voltou a bendita, mas hoje msm fui ao medico que além desses 2 remedios me passou um antialergico, e daqui 5 dias aviso a ele como esta indo o tratamento. Mas daqui 1 mês, nova consulta pra ver como estou reagindo ao tratamento. Bom, boa sorte com sua rinite e continue escrevendo assim!

Beijos, Livia

Anônimo disse...

E é engraçado como as pessoas te olham ou te tratam quando tá espirrando sem parar, com o olho e o nariz todo vermelho. Senssacional como você descreveu os sintomas, bem criativo!! rs